Surf é o esporte mais praticado na Praia Brava
Localizada entre Itajaí e Balneário Camboriú, no norte do estado de Santa Catarina, a Praia Brava se destaca como um recanto natural bem preservado no litoral catarinense, cercado por exuberante Mata Atlântica e emoldurado por montanhas verdes ao fundo para uma vista aparência, muitas pessoas procuram o Litoral Catarinense por suas belas praias e vida noturna agitada. O surf na Praia Brava é outra atração para quem procura a região e prefere se aventurar no mar.
Bela praia com mar agitado (daí o nome) é popular há décadas para o surf, kitesurf e outros esportes aquáticos radicais.
Como é conhecida por suas ondas incríveis, a Praia Brava já recebeu muitos eventos de surf. De campeonatos amadores a eventos de classe mundial. Além disso, apresenta surfistas de elite como Willian Cardoso, que cresceu nas ondas agitadas da comunidade de Itajaí.
Melhor época para surfar na Praia Brava
A região é bastante quente no verão e não esfria tanto no inverno. A alta temporada é de dezembro a fevereiro. No entanto, ela tem atrações para todas as épocas do ano.
Então, se além do surfe na Praia Brava, você procura um local mais agitado, a recomendação é visitar durante a alta temporada. Mas se você quer curtir as ondas e a natureza, é recomendado que vá nas média e baixa temporadas.
Agora, se deseja ter os cenários paradisíacos desse bairro privilegiado em sua vida diariamente, considere adquirir um empreendimento na Brava ou em alguma região próxima!
Condição das ondas na Praia Brava
A Praia Brava oferece quase sempre condições para o surfe. Recebe ondas de sul e leste, que podem variar de meio metro a dois metros e meio.
Os ventos terrais do local também são muito importantes. Nas melhores praias para surfe do mundo, o terral é considerado o melhor vento.
Na Praia Brava, esses ventos vão de oeste a noroeste. Ele segura as ondas e faz com que os tubos fiquem mais largos e definidos.
No entanto, é necessário ter atenção: o fundo da Praia Brava é irregular. Sua areia é grossa e se move bastante, por isso ela sofre mudanças nos bancos de areia.
Picos do local
A Praia Brava tem dois picos bem definidos e funciona bem com swell de leste/sudeste.
No Canto do Morcego, localizado no costão norte, as ondas são fortes, rápidas e muito tubulares.
Quando o vento acerta, fica clássico. Já no meio da praia, com a combinação certa de ondulação e vento, surgem valas um pouco mais cheias espalhadas por toda a extensão. O crowd é constante e os locais estão sempre na área.
Por que o surf é o esporte mais praticado na Praia Brava?
Antigamente chamada de Balneário Santa Clara, a Praia Brava é hoje uma das mais badaladas no estado de Santa Catarina. Certamente muito dessa popularidade se deu fora do meio do surf, por conta de algumas baladas de música eletrônica que abriram os olhos daquele lugar para o público em geral.
A Brava é sem dúvidas o pico mais constante da região, quase sempre oferece alguma condição de surf. Suas ondas fortes e tubulares são bastante procuradas pelos surfistas catarinenses, tanto pelos locais de ambas as cidades como pelos de outras regiões como Blumenau, Brusque e Navegantes por exemplo. Além disso, muitos paranaenses praticantes do surf também são frequentadores assíduos nos finais de semana, dada a pequena distância de Curitiba até lá.
A história do surf em Itajaí data do início do anos 70, quando surfistas paulistas e cariocas passaram a frequentar as praias da região enquanto vagavam pelo litoral catarinense. Décadas se passaram e muitos foram os surfistas que se destacaram nas tubulares ondas do pico. Desde amadores praticantes de fim de semana até profissionais da elite mundial, a Brava tem seus momentos para todos os níveis de habilidade. No entanto, queremos abordar aqui aqueles dias clássicos, que fizeram a fama dessa praia e pelos quais os locais esperam todos os anos.
Ao longe das décadas a Praia Brava sediou inúmeros campeonatos de surf. Desde etapas locais de surf amador até eventos de porte mundial como foi o WQS Maresia Surf International em 2007, vencido por Adriano de Souza. Outro evento que merece destaque foi a Taça Governador do Estado/Mormaii Surf Pro em 1998. Esta competição rolou em condições épicas, talvez as melhores já vistas naquela praia em um campeonato, que foi vencido pelo cearense Fábio Silva, seguido do catarinense Andreas Eduardo. Foi um show de tubos grandes e notas excelentes.