Saiba tudo de bom que Itajaí oferece para seus habitantes
Erguida no encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí fica situada no litoral norte de Santa Catarina, estado da região sul do Brasil. Colonizada por portugueses no século 18 e alemães no século 19, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a navegação. Hoje o município abriga um dos maiores complexos portuários do país.
O Porto de Itajaí é o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres, bem como o maior exportador de carnes congeladas do Brasil. Itajaí também conta com a sede internacional da maior empresa de enlatados do mundo.
A relação entre terra e mar possibilitou que Itajaí fosse, por três vezes, a única parada da Volvo Ocean Race na América Latina. A edição mais recente da maior regata de volta ao mundo foi em abril de 2018, quando a competição de veleiros foi prestigiada por 430 mil pessoas e gerou impacto de mais de R$ 83 milhões na economia da região. Além disso, a Lei Estadual nº 17.587 reconhece oficialmente Itajaí como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. Após o sucesso da Volvo Ocean Race, o município se consolidou no segmento e conquistou o título inédito.
Itajaí também é um lugar de infinitas belezas naturais, com belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. São elas: Molhes, Atalaia, Geremias (com o mirante do Bico do Papagaio), Cabeçudas, Morcego, Solidão e Praia Brava. O Parque Natural Municipal do Atalaia e a Beira-Rio (avenida Ministro Victor Konder) são pontos igualmente importantes com encantos diferenciados para quem visita.
Abaixo, veja mais sobre tudo de bom que Itajaí oferece para seus habitantes.
Cultura e história
Os traços culturais da colonização permanecem com a reunião de grupos de coral e a manifestação folclórica do Boi de Mamão. As duas vertentes estão presentes em diversas atrações da cidade. A Fundação Cultural de Itajaí atua para manter estes costumes vivos e criar outros, como o programa Arte nos Bairros que oferece cursos gratuitos para a população adquirir formação em música, dança, teatro, desenho, pintura, artesanato e diversas áreas.
Além disso, parte da história permanece viva e em forma física, acessível aos moradores. Diversos casarões estão espalhados pela cidade: Casa Konder (1898), Casa Burghardt (1902), Casa Lins, Casa Malburg (1915), Palácio Marcos Konder – Museu Histórico (1925), Casa da Cultura Dide Brandão (1913), Biblioteca Pública Municipal Norberto Cândido Silveira Júnior – antiga Fábrica Renaux (2000), Museu Etno-Arqueológico – antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza (2010) e Herbário Barbosa Rodrigues (1954).
O município tem duas tradicionais festas. Em outubro é realizada a maior festa do pescado do Brasil, a Marejada. O prato típico é a sardinha assada na brasa. Tem shows, muita música, danças típicas e manifestações folclóricas, que atraem milhares de visitantes desde 1987. Em 2019, a Marejada se tornou o primeiro evento de entretenimento sustentável de Santa Catarina ao reduzir drasticamente o consumo de plástico na festa.
Em julho, a cidade homenageia o homem do campo e ressalta sua importância para a sociedade com a Festa Nacional do Colono, onde se destacam as exposições e feiras agropecuária e agroindustrial, mostra de animais, apresentações artísticas e culturais. A primeira edição foi realizada em 1981.
Itajaí oferece para seus habitantes um incrível passeio no Mercado Público
Antiga reivindicação de comerciantes, agricultores e pescadores itajaienses, o Mercado Público começou a ser projetado em 1916, com sua arquitetura eclética e imponente, marcada pela influência dos imigrantes de origem germânica.
Inaugurado em 1º de Janeiro de 1917, destinou-se à venda a varejo de gêneros secos e molhados. Em 1936, após um incêndio, foi modificado externamente, demolindo-se os frontões e adaptando-se sua arquitetura ao art-déco, então em voga.
Hoje, espaço de tradições populares, lugar comum onde convergem as tradições e os festejos populares como o Carnaval, Festivais de Música e Teatro.
Lugar ideal para encontrar o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados no pátio interno do mercado.
Ótimo para happy hours e confraternizações com os amigos no fim do dia. Realiza encontros culturais e shows musicais.
Cicloturismo
Cicloturismo é uma modalidade de viagem turística usando a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem, geralmente em estradas secundárias e caminhos de interior.
Ao mesclar trechos de litoral com interior, o circuito oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
O cicloturista busca aventura, belezas naturais e simplicidade, mas aprecia conforto e bons serviços também vive intensamente o trajeto, relaciona-se com as pessoas do caminho e dá tanta ou maior importância ao percurso quanto ao destino.
Parque Aquático Zacarias
O Parque Aquático Zacarias instala-se em uma área de 60.000 m², em meio a uma reserva ecológica de 1.000.000 m², que pertence à família Bernardes há mais de 120 anos.
O parque foi fundado em 1993 por Mário Bernardes e Doraci Bernardes e recebeu esse nome em homenagem à Zacarias Bernardes, pai do fundador. Desde então vem atendendo ao público de todas as idades, proporcionando-lhes tranquilidade e emoção em um ambiente seguro com franco contato com a natureza.
Itajaí oferece para seus habitantes a vista incrível do Mirante do Morro da Cruz
No alto do Morro da Cruz fica localizado um mirante para apreciação de uma vista paradisíaca de praticamente toda cidade, dele é possível visualizar a entrada de navios comerciais e turísticos, do Porto de Itajaí e Navegantes (cidade vizinha), de boa parte da área urbana e das praias.
Local perfeito para os amantes de um skyline, os prédios fazem contraste com o mar, e do alto dos 180 metros do Morro, os contornos ficam muito visíveis.No mesmo local, fica o Castelo Montemar, espaço em estilo medieval que realiza eventos durante todo o ano.
Baía Afonso Wippel
A Baía Afonso Wippel é diariamente visitada pela população itajaiense e pelos turistas como local de caminhada, navegação, ciclismo e atividades náuticas com a ANI – Associação Náutica de Itajaí.
Popularmente conhecida como Saco da Fazenda, do local é possível avistar as capivaras que habitam as margens do rio Itajaí-Açu, os mamíferos são presença frequente e convivem de forma harmônica com todos. A Baía é contornada por um calçadão e uma ciclovia que dão visão panorâmica dos barcos de pesca artesanais, veleiros, e embarcações de luxo que ficam fundeadas na Marina Itajaí.
Ao atravessar a rua pode-se encontrar a via gastronômica da cidade que é composta por diversos restaurantes e bares. Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional de pesca: o maior porto pesqueiro do Brasil e Capital Nacional da Pesca vale a pena experimentar pratos com base em frutos do mar.
A região é composta também por parque para as crianças, excelente local para prática esportiva, apreciação do pôr do sol entre outras inúmeras atividades.
Parque Natural Municipal do Atalaia
O Parque Natural Municipal da Atalaia é uma Unidade de Conservação fundada, por meio de um Decreto Municipal, no dia 25 de janeiro de 2007.
São cerca de 19 hectares de área preservada com pelo menos 200 espécies de árvores e mais de 100 espécies de animais e aves. Assim, o local é destinado a preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental.
Praia Brava
Conhecida nacional e internacional, a Praia Brava oferece uma completa infraestrutura de hotéis e pousadas, restaurantes e casas noturnas. Recebe na alta temporada de verão milhares de pessoas vindas de todas as partes do País e da América Latina.
A Praia Brava além de contar com estacionamentos, serviços de praia e esportes como surf e ciclismo, é o lugar ideal para quem procura em seu dia um ambiente agradável em sintonia com a natureza e uma vista encantadora, além de oferecer noites agitadas para quem gosta de curtir com os amigos.
Turistas e moradores podem apreciar uma bela vista do mar através da Passarela da Brava, local que liga o lado Norte da praia ao lado Sul, além de fazer a ligação entre os dois pontos da praia, é um ótimo local para fotos, e apreciação da natureza.
Praia de Cabeçudas
A praia de Cabeçudas possui águas calmas e orla aconchegante, é um dos locais mais procurados pelas famílias que queiram aproveitar um agradável dia.
O bairro de Cabeçudas tem aspecto de vilarejo e já foi conhecido por abrigar o calçadão mais charmoso de Santa Catarina. Foi nesta praia que ocorreram as primeiras práticas de banhos de mar no Estado. Seu nome originou-se da presença de tartarugas-cabeçudas.
Ao acessar a praia de carro, bicicleta e caminhando, turistas e moradores podem contemplar de uma bela vista panorâmica de toda a praia.
Praia da Solidão
Cercada pela Praia Brava e Cabeçudas, em Itajaí, duas das mais conhecidas e movimentadas da região, a pequenina faixa de areia está protegida por morros cobertos pela mata atlântica.
A praia está cercada por terreno da União, sob responsabilidade da Marinha, e tem acesso restrito. O único caminho permitido é pelo costão do Morcego, no canto da Praia Brava.
É preciso esperar a maré baixa, ou fazer uma trilha pelo morro ou seguir pela água, algo que muitos surfistas fazem com o auxílio da prancha quando procuram um local tranquilo para encarar as ondas. As águas esverdeadas e transparentes são um convite a um banho de mar.